20 curiosidades e dicas sobre o sushi

20 curiosidades e dicas sobre o sushi

Ele veio do outro lado do mundo e conquistou o paladar de crianças, adultos e também dos mais idosos. O sushi deixa qualquer um com água na boca, sendo um dos pratos mais desejados da culinária oriental.
Então, já que essa deliciosa invenção japonesa chegou ao Brasil pra ficar, que tal conhecer um pouco mais sobre ela. Trouxemos algumas dicas e novidades sobre o sushi. Confira!

1. O sushi é um prato tradicional do Japão que existe há muitos séculos. Nos últimos tempos tem se tornado um dos grandes pratos da culinária moderna.

2. O sushi surgiu de uma técnica milenar de conservação de peixes, que eram prensados com sal no arroz avinagrado para fermentar por alguns dias antes de ser consumido.

3. Somente nos últimos 200 anos o sushi deixou de ser um método de conservação de peixe para se transformar num prato que conquistou o Japão e o mundo.

4. Em meados do ano 1820 foi inventado o nigiri-zushi, por Hanaya Yohel, o primeiro sushiman conhecido.

5. A pasta verde que é utilizada como tempero para o sushi é chamada “Wasabi”. É uma raiz forte, vendida na forma de pó, para ser misturada com água.

6. O ingrediente principal do sushi é o arroz e não o salmão, como muitas pessoas pensam.

7. O nome dado pelos japoneses para o gengibre em conserva, que serve para ponderar o paladar, é “gari”.

8. Tradicionalmente o sushi é feito com arroz temperado com molho de vinagre (açúcar e sal), combinado com peixes ou fruto do mar, vegetais, ovo ou frutas.

9. O sushi contemporâneo caracteriza-se pela oferta de novos tipos de sushi com a adoção de elementos culinários próprios de cada país, aliados à técnica e à inspiração dos sushiman.

10. O arroz utilizado no sushi não é um arroz comum. São cozidos e depois misturados com sal, açúcar e vinagre especial de arroz, nas doses certas.

11. O sushi tanto pode ser comido com pauzinhos como com as mãos. Em muitos lugares do Japão é consumido com as mãos.

12. Tradicionalmente, quando se pede sushi num restaurante, nunca se deve ensopar o arroz no molho. Isso é considerado um insulto ao chef.

13. Os Japoneses não têm o hábito fazer sushi em casa, eles consideram que apenas um chef especialista é capaz de fazer um bom sushi.

14. O sushi também apresenta grandes benefícios em termos de saúde, pois é rico em vitaminas e pobre em gorduras saturadas.

15. O salmão, um dos peixes mais utilizados no sushi, é rico em ômega 3, que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e artrite.

16. Entre um sushi e outro, é aconselhado degustar uma pequena fatia de gengibre em conserva (gari) para neutralizar o sabor do sushi anterior e melhor apreciar o próximo.

17. Os palitinhos que servem para pegar o sushi, assim como qualquer outra comida oriental, são chamados de hashi.

18. Fazer sushi é como uma arte é preciso muita habilidade e técnica, pois devem ser preparados rapidamente para que o calor das mãos não interfira na forma.

19. Em 1980, o sushi se difundiu nos Estados Unidos, como uma opção de alimento saudável. Este período foi conhecido como o “sushi boom”, com a abertura de sushi-bares e rodízios de sushi por todo mundo.

20. Existem diversos tipos de sushi, que variam de acordo com o formato e o recheio, os mais conhecidos no Brasil são os: Makizushi, Hossomaki, Temaki, Uramaki, Niguirizushi, Gunkanmaki, Hotsushi.

Fonte: Barato Coletivo

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>