História do Grande Muralha

O Restaurante Grande Muralha foi idealizado nos anos 70 pelo patriarca da família, Sr. Sun, (conhecido posteriormente como “Vô”). Responsável pela cozinha e também por cuidadosamente repassar os seus dotes culinários aos funcionários, pode-se dizer que nos anos 80, o restaurante Grande Muralha já tinha grande prestígio na cidade do Rio de Janeiro.

Com a idade, o “Vô” se aposentou e Dona Sun, a filha mais velha, tomou frente dos negócios na cidade. “Salti” (que, em chinês, quer dizer irmão mais novo) jamais deixou de demonstrar interesse na cozinha. Aprendeu tudo o que seu pai pôde ensinar desde a mais tenra idade e sempre ajudou dentro do restaurante.

Brasília

Em meados de 1985, surgiu o convite de se abrir a primeira casa em Brasília. Diante da impossibilidade de se deslocar do Rio de Janeiro, devido ao sucesso dos negócios na cidade, D. Sun ofereceu ao irmão a proposta de abrir o negócio na cidade ainda em desenvolvimento. Tratava-se de uma excelente oportunidade, em que um shopping center estava sendo inaugurado e buscando uma boa composição gastronômica para sua praça de alimentação.

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas à época, considerando a situação econômica precária em que o país vivia naquele momento, com a inflação beirando a 30% ao mês, o casal jovem, Salti Sun e D. Beth, com seus três filhos pequenos, Eliza, Érika e Chan, resolveram se aventurar e arriscar as chances naquela cidade. Mudaram-se de mala e cuia para Brasília, levando consigo dois cozinheiros e uma garçonete do Rio de Janeiro, sem conhecer uma pessoa sequer. O resto precisou ser contratado um por um, por indicação de conhecidos, sendo que a maioria era por parentesco. Muitos vindos do Ceará.

A primeira casa, portanto, foi a do ParkShopping, inaugurada em 1986. Com o sucesso absoluto, veio o convite para a abertura da segunda unidade, na 108 norte, em 1989. Logo em seguida, em 1990, estava sendo inaugurado o restaurante no Alameda Shopping e muitas outras unidades desde então.

Da culinária chinesa para culinária oriental

Originalmente, como havia sido idealizado pelo “Vô”, o Restaurante Grande Muralha era voltado para a comida chinesa, exclusivamente. No entanto, a partir de um determinado momento, as tendências de mercado e o cenário nacional começaram a demonstrar interesse pela culinária japonesa. Neste sentido, em uma oportunidade em que foi necessário o remanejamento espacial dentro do ParkShopping para uma nova praça de alimentação, aproveitamos o momento para adotar um cardápio fusion, em que a cozinha oriental dessas duas nacionalidades passaram a ser oferecidas em nossas lojas.

Desta forma, além da nossa comida tradicional chinesa, o sushi, sashimi, temaki e outros pratos tradicionais japoneses entraram no gosto e paladar de nossos clientes.

Grande família

O Restaurante Grande Muralha surgiu de uma família e assim permanece até os dias de hoje. Na verdade, ela tem crescido, agregando seus colaboradores, amigos e clientes. Temos a alegria de vermos funcionários que abriram a primeira casa trabalhando ainda conosco, assim como seus filhos, sobrinhos, primos. Assim como podemos compartilhar da felicidade de ouvirmos histórias de nossos clientes que cresceram frequentando nossos restaurantes e que, hoje, levam seus filhos e netos.