Yakisoba: chinês ou japonês?

Yakisoba: chinês ou japonês?

Conheça mais sobre a origem deste prato que se tornou uma unanimidade em termos de culinária oriental!

Presença fundamental no cardápio de qualquer restaurante oriental, o yakisoba é um verdadeiro campeão de vendas quando se trata de culinária chinesa ou japonesa. E com razão, pois se trata de uma refeição substanciosa, de preço acessível e, quando bem preparada, deliciosa.

E imagino que você, leitor curioso, em algum momento (provavelmente comendo um bom yakisoba), deve ter se feito a seguinte pergunta: afinal este prato é chinês ou japonês? Bem, vamos lá: primeiramente, não só nos aqui nos restaurantes orientais brasileiros, mas em todo o mundo se trata de um prato presente nas colônias de ambos os países.

O nome que nós conhecemos é de origem japonesa e significa, literalmente, “soba frito”, sendo que soba é o macarrão de trigo sarraceno originalmente usado no prato. Mas, curiosamente, apesar de conhecermos o nome japonês, o prato tem sua raiz no chinês chow mein, que também é um macarrão com molho de soja, legumes e alguma proteína que pode ser carne bovina, frango, porco ou frutos do mar.

A diferença aqui é que a versão chinesa geralmente tem um molho mais denso e temperado, enquanto o japonês é mais sequinho. A versão nipônica muitas vezes utiliza o lamen ou ramen, um macarrão mais fininho, ao invés do soba, que continua sendo amplamente usado nos yakisobas de restaurantes chineses. Fora isso, não existe um melhor que o outro: é uma simples questão de preferência!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>